Bebedouro

08 de abril de 2025 - terça

Evento realizado pela OAB Bebedouro e o TRT-15 alcança índice de conciliação de 80% em audiências de mediação

Iniciativa reuniu advogados, magistrados e a comunidade jurídica na Casa da Advocacia

A Subseção de Bebedouro da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), em parceria com o Tribunal do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), realizou, na última quinta-feira (3), o evento ‘A Conciliação em Movimento’, que reuniu advogados, magistrados e a comunidade jurídica em uma ação que promoveu a solução consensual de conflitos.

A programação foi dividida em duas partes: durante a tarde, foram realizadas, com a presença das partes e seus advogados, audiências de conciliação do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) de Ribeirão Preto. As sessões foram conduzidas pelo coordenador do Cejusc, juiz César Reinaldo Offa Basile, e acompanhadas por alunos de Direito de uma universidade da cidade, além de estudantes de uma instituição de ensino.

Foram montados três núcleos, cada um com cinco audiências, totalizando 15 audiências realizadas, sendo que 12 resultaram em acordos homologados. O índice de conciliação foi de 80% e resultou em R$ 476,2 mil distribuídos aos reclamantes.

Depois, o evento recebeu o painel ‘Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas’, que abordou as metodologias consensuais de solução de conflitos. O painel foi presidido pelo vice-coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TRT-15, desembargador Fábio Bueno de Aguiar, e teve como expositora a juíza Dora Rossi Góes Sanches, coordenadora do Cejusc de 2º grau.

Os debates contaram com a participação da desembargadora Ana Cláudia Torres Vianna, também vice-coordenadora do Nupemec, e da advogada e desembargadora aposentada, Marilda Izique Chebabi. O evento foi encerrado pelo presidente da Subseção de Bebedouro, Gilberto de Barros Basile Filho, e contou com a presença da juíza titular da Vara do Trabalho de Bebedouro, Fernanda Cavalcanti Varzim Gaetano.

Também participaram, representando a OAB SP, a secretária-geral da entidade, Adriana Galvão, e o conselheiro secional e vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Josué Justino do Rio.

Adriana Galvão ressalta a importância da ação e o papel da Secional em apoiar projetos como esse. “São ações fundamentais para aproximar a advocacia local e regional de projetos realizados em parceria com o Poder Judiciário trabalhista, mostrando engajamento e boas práticas nos processos de conciliação e mediação fundamentais para o exercício profissional e, consequentemente, para o jurisdicionado”.

“O evento possibilitou que pudéssemos encurtar distâncias entre Judiciário, advocacia e jurisdicionados. Isso trouxe um resultado mais otimizado, reduzindo o tempo de longevidade do processo e, consequentemente, reduzindo custos. Todo mundo ganhou com isso e foi a sinergia entre a OAB SP, por meio da Subseção de Bebedouro, e o TRT-15 que propiciou isso”, destaca Gilberto de Barros Basile Filho, presidente da Subseção de Bebedouro.

 


pub

Mais Notícias




pub
pub