
A nova diretoria da 93ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), em Pinheiros, foi diplomada no último dia 2 de abril. A cerimônia solene de posse foi realizada na sede da entidade e reuniu mais de 230 pessoas, entre autoridades dos três poderes, representantes da advocacia e membros da comunidade jurídica.
A Secional paulista foi representada pela conselheira federal e ex-presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, que participou do ato em nome do presidente Leonardo Sica, e foi responsável por diplomar os novos dirigentes da subseção para o triênio 2025/2027. Na ocasião, Vanzolini parabenizou a nova diretoria e destacou a importância da valorização da advocacia em todas as regiões do Estado.
A nova gestão é conduzida pelo advogado Adriano Scalzaretto, que assume a presidência da OAB Pinheiros. Integram ainda a diretoria: Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto (vice-presidente), Leonardo Palazzi (secretário-geral), Laryana de Souza Silva (secretária-geral adjunta) e Guilherme Suguimori (tesoureiro).

Em seu discurso, o presidente destacou os desafios enfrentados atualmente pela advocacia, especialmente no que diz respeito à defesa das prerrogativas profissionais.
“Representar nossos inscritos é estar ao lado dos seus, ao lado de seus clientes quando for preciso, é falar por eles quando lhes calam a voz, quando lhes caçam a vez. O cidadão não acessa, o cidadão não fala nos tribunais, senão por meio de nós. E qual a razão de ser da Justiça senão a de servir a sociedade, senão a de pacificar os conflitos dos cidadãos? Ouvir a advocacia é, portanto, mandamental”, afirmou.
A nova diretoria reafirmou o compromisso com os mais de 7.500 advogados e advogadas inscritos na subseção, com foco em projetos voltados ao empreendedorismo, capacitação e mentoria, com o objetivo de conectar jovens profissionais ao mercado de trabalho qualificado em grandes escritórios e empresas da região.
A gestão também se compromete com a inclusão da advocacia no cenário de transformação digital, especialmente com o avanço das novas tecnologias e o uso da inteligência artificial.
Entre as autoridades presentes estiveram: o deputado estadual Itamar Borges; a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal; o jurista Alberto Silva Franco; a desembargadora Carla Rahal; o desembargador aposentado e professor de processo penal da USP, José Raul Gavião de Almeida; o juiz diretor do Fórum de Pinheiros, Augusto Drummond Lepage; o ex-presidente da OAB SP, Carlos Miguel Aidar; o ex-presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo e professor titular de Direito Penal da USP, Renato de Mello Jorge Silveira; o conselheiro seccional e ex-presidente da OAB Pinheiros, Paulo Camargo; a procuradora de Justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público, Tatiana Bicudo; e representantes de entidades da advocacia, como Pedro Iokoi (CAASP), Erika Cassinelli Palma (OABPrev) e Renata Castelo Branco Mariz de Oliveira (AASP).