
Piracicaba será a sede da segunda edição do JAP (Jogos da Advocacia Paulista), que acontecerá durante o feriado prolongado de Corpus Christi de 2026, entre os dias 4 a 7 de junho. O anúncio oficial da cidade-sede foi feito pela diretoria da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), na última segunda-feira (28), no auditório da OAB SP (Ordem do Advogados do Brasil Seção São Paulo), para uma plateia composta de conselheiros secionais e dirigentes de Subseção.
“A história do JAP é frutífera. A primeira edição promoveu saúde e união da advocacia, e a CAASP cumpriu seu papel com excelência. Nosso compromisso é, a partir de agora, trabalharmos para que a próxima edição seja ainda melhor”, disse a presidente da Caixa de Assistência, Diva Zitto.
Estiveram presentes, também, o vice-presidente da CAASP, Jorge Andreotti, o secretário-geral Adib Kassouf Sad; a secretária-geral adjunta Solange de Amorim Coelho; Fábio Gaspar, Fábio Mariz, Maria Lúcia Robalo e Stella Serafini, diretores da Caixa.
Sete cidades apresentaram-se como candidatas a sediar o JAP 2026: Araraquara, Caraguatatuba, Itu, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Piracicaba. A escolha de Piracicaba seguiu critérios técnicos de avaliação de praças esportivas, rede hoteleira, malha de transporte, potencial de apoio de empreendedores locais e outros itens.
O lançamento oficial do JAP 2026 será neste ano, durante o Festival Esportivo da Advocacia, que também acontece em Piracicaba, entre os dias 19 e 22 de junho, feriado de Corpus Christi, e, de forma presencial, um ano antes do megaevento.
Em seu pronunciamento, o diretor responsável pela área de esportes da Caixa de Assistência, Fábio Mariz, afirmou que “o esporte, em suas várias formas, é uma ferramenta de mudança social”. Para o dirigente, o JAP tem o poder de concretizar o sonho do atleta amador, “fazendo-o sentir-se um atleta olímpico”.
A CAASP entregou ao presidente da Subseção de Piracicaba, Fábio Ferreira de Moura, uma placa comemorativa da indicação da cidade para sediar o segundo JAP. Moura se disse “orgulhoso” e “satisfeito” com a escolha. “O JAP vai coroar o trabalho de tantos dirigentes que, antes de nós, passaram pela 8ª Subseção. No que depender da advocacia piracicabana, faremos os melhores Jogos da Advocacia da história”, declarou.
A secretária-geral da OAB SP, Adriana Galvão, que presidia a CAASP durante a realização do primeiro JAP, afirmou que “toda história é uma construção de sonhos”. Para a dirigente, que disse vislumbrar o sucesso absoluto da segunda edição, o primeiro JAP “foi uma semente plantada para algo que se eterniza”.
A cerimônia foi encerrada pelas palavras do presidente da OAB SP, Leonardo Sica. Descontraído, Sica se referiu ao JAP inaugural como “o evento mais legal da gestão passada”. Ao apostar numa segunda edição ainda melhor, disse que a Ordem paulista estuda a hipótese de, futuramente, expandir o modelo. Junto com o presidente e a secretária-geral estavam os diretores da Seccional Alexandre de Sá Domingues (tesoureiro) e Viviane Scrivani (secretária-geral adjunta).
A cidade-sede
Piracicaba, localizada a 160 quilômetros da Capital, é marcada por forte presença industrial, agrícola e universitária, destacando-se pela qualidade de vida e infraestrutura urbana bastante desenvolvida. No campo esportivo, o município oferece uma ampla rede de equipamentos públicos e privados, centros esportivos, clubes sociais e um histórico de apoio ao lazer e ao esporte amador, com ginásios, piscinas públicas e pistas de atletismo.
Na área hoteleira, Piracicaba conta com uma rede variada, que vai de hotéis executivos a pousadas e acomodações voltadas ao turismo de negócios, bastante frequente devido à presença de indústrias e centros de pesquisa como a Esalq/USP. O setor é preparado para receber visitantes em eventos corporativos, esportivos e culturais, com ótima oferta de serviços, localização estratégica e acesso facilitado pelas rodovias da região.