14 de março de 2024 - quinta

INSS Digital

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a implementação do INSS Digital para a advocacia paulista. O advogado poderá realizar vários procedimentos pelo sistema do INSS na internet, inclusive abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada.

Para tanto, as advogadas e os advogados deverão fazer a adesão, através do site da OAB SP, assinando o Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo, com certificado digital.

Quem pode ter acesso
Advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil - Secional de São Paulo, desde que ativos, adimplentes e que não se encontrem punidos pela OAB SP ou que não estejam conhecidamente com condenação criminal, respeitada a cláusula de limitação territorial, conforme item 03(três) do Plano de Trabalho firmado entre as partes.

Como se cadastrar
O advogado precisa ter um certificado digital instalado e funcionando no computador em que for fazer o acesso, além da extensão WebSigner da Certisign no navegador.
Estando atendidos esses pré-requisitos, deverá acessar a área restrita do site da OAB SP e clicar no link "INSS Digital".

Após a adesão, o advogado deverá aguardar um e-mail com os dados para sua autenticação no sistema do INSS. O prazo para recebimento do e-mail é de 30 dias úteis. A partir daí, todo o procedimento deverá ser realizado através do sistema do INSS.

Utilização do MFA (autenticação multifator) nos acessos aos sistemas disponibilizados pela Dataprev.

A partir do dia 05.06, será obrigatória a utilização do MFA (autenticação multifator) para acessar o sistema "Portal de Atendimento" utilizado pelas entidades parceiras, para oferecer maior segurança nos acessos aos sistemas disponibilizados pela Dataprev.

O “Duplo Fator de Autenticação”, é um recurso já consagrado como eficiente e de fácil utilização e é realizado por códigos gerados pelo “Google Authenticator”.

Caso o site não carregue e não abra no navegador, há diversos erros que podem ser identificados:

a) falha no sistema se ela se deu através de link salvo, pois pode ter havido mudança da URL. Recomenda-se evitar salvar o link para entrar;

b) Equívoco no login, já que a identificação é com número de CPF. Qualquer outra tentativa para entrar (certificado digital ou por identificação por e-mail) pode apresentar defeito.

Caso persista o erro após os procedimentos mencionados acima, retornar com os prints da tela, remetendo ao setor de suporte da OAB, através do e-mail: inss@oabsp.org.br, devendo indicar o endereço eletrônico acessado, bem como o dia e hora do acesso, nome, oab, e-mail cadastrado e cpf para que possamos categorizar a reclamação diretamente ao DTI para tratar o caso.

Acesse a portaria, o manual e o vídeo abaixo para tirar suas dúvidas de como proceder.

CARTILHAS

Campanha Proteção à Pessoa Idosa

A Comissão Especial de Direito Previdenciário da OABSP preparou uma cartilha para a pessoa idosa sobre empréstimos consignados e fraudes em benefícios previdenciários.

É importante que o (a) beneficiário (a) saiba quando pode estar sendo engado (a) e evitar essa ocorrência. Foi este o principal motivo da criação da cartilha, que teve a participação das Comissões da OABSP: Comissão de Direito Previdenciário, Comissão da Pessoa Idosa e Comissão da Tecnologia e Inovação.

Cartilha de Previdência Social - Conheça o Seu Direito

Neste material produzido pela Comissão de Direito Previdenciário, advogados e aposentados encontram as principais definições sobre o tema. O material descreve, de maneira didática, todos os tipos de benefícios, com valores, prazos e esclarece outras dúvidas.

Esses materiais podem ser compartilhados com toda sociedade, no intuito de alcançar o maior número de pessoas

Como mudar o e-mail cadastrado no INSS Digital da OABSP:
Caso preciso alterar o e-mail cadastrado no INSS Digital, é necessário encaminhar e-mail para inss@oabsp.org.br, e será remetido a DATAPREV/INSS solicitando alteração do cadastro.

Manuais
- Verificar a instalação da extensão WebSigner
- Como se cadastrar pelo site da OAB SP
- Acesso e utilização do sistema do INSS
- Cartilha INSS digital
- Passo a passo para protocolar o requerimento

✓ Para se cadastrar no site da OAB SP, clique aqui.
✓ Para acessar o sistema do INSS, clique aqui.

Modelos de requerimento
- Requerimento de aposentadoria por idade
- Requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição
- Requerimento de auxílio reclusão/pensão por morte