O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado divulgaram comunicado conjunto informando que, desde a última terça-feira (27), foi disponibilizada no sistema Portal de Custas, Recolhimentos e Depósitos a modalidade PIX para pagamento de Mandado de Levantamento Eletrônico (MLE).
O Tribunal disponibilizou material de capacitação para as unidades judiciais e uma central para tirar dúvidas por meio do Portal de Chamados, selecionando a categoria "Sistemas Corporativos" e a subcategoria "Portal de Custas".
Para utilização dessa modalidade, é necessário que sejam observadas as seguintes diretrizes:
1. A nova forma de recebimento possibilita o pagamento de MLEs por meio de PIX, limitado a valores de até R$ 20 mil , utilizando somente a chave CPF/CNPJ do beneficiário, do procurador ou do representante legal.
2. Caso o credor tenha solicitado o recebimento do MLE pela modalidade PIX, a unidade judicial deverá selecionar a opção “tipo de finalidade PIX” e expedir um mandado para cada solicitação.
3. No campo “Chave PIX CPF/CNPJ”, insira o CPF ou o CNPJ do beneficiário, do procurador ou do representante legal. Não serão aceitos outros tipos de chave.
4. Permanecem disponíveis as demais formas de recebimento: a) comparecer ao banco, b) crédito em conta do Banco do Brasil e c) crédito em conta para outros bancos.