Avisos

21 de outubro de 2024 - segunda

TJSP inaugura Central de Intermediação em Libras no Fórum João Mendes Júnior

Novo e pioneiro, serviço começa a operar a partir da terça (22) e vai facilitar a comunicação para pessoas com deficiência auditiva no Judiciário paulista


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugura, na terça-feira (22), a Central de Intermediação em Libras (CIL) no Fórum João Mendes Júnior. A iniciativa, que é pioneira na América Latina, tem como objetivo mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva com o Judiciário, oferece intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para audiências e atendimento ao público. A cerimônia de instalação foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

A criação da CIL é resultado de uma parceria entre o TJSP, intermediada pela Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da Prefeitura de São Paulo. Outras duas unidades serão inauguradas até o final do ano nos Fóruns Hely Lopes Meirelles e no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda).

A CIL funciona por meio de leitura de um QR Code disponibilizado na entrada do fórum, permitindo que o usuário acesse um intérprete de Libras via atendimento telepresencial. Posteriormente, o atendimento é continuado na sala 1.310 (13º andar), equipada com tecnologia acessível, que também pode ser utilizada para audiências que demandem intérprete.

Endereço do Fórum João Mendes Jr (TJSP) : Praça Dr. João Mendes, s/n - Liberdade, São Paulo - SP, 01501-900.

Mais informações: 11 3538 9354 e 11 3538 9075.


pub