Avisos

21 de outubro de 2024 - segunda

TJSP inaugura Central de Intermediação em Libras no Fórum João Mendes Júnior

Novo e pioneiro, serviço começa a operar a partir da terça (22) e vai facilitar a comunicação para pessoas com deficiência auditiva no Judiciário paulista


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugura, na terça-feira (22), a Central de Intermediação em Libras (CIL) no Fórum João Mendes Júnior. A iniciativa, que é pioneira na América Latina, tem como objetivo mediar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva com o Judiciário, oferece intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para audiências e atendimento ao público. A cerimônia de instalação foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.

A criação da CIL é resultado de uma parceria entre o TJSP, intermediada pela Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) da Prefeitura de São Paulo. Outras duas unidades serão inauguradas até o final do ano nos Fóruns Hely Lopes Meirelles e no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães (Fórum Criminal da Barra Funda).

A CIL funciona por meio de leitura de um QR Code disponibilizado na entrada do fórum, permitindo que o usuário acesse um intérprete de Libras via atendimento telepresencial. Posteriormente, o atendimento é continuado na sala 1.310 (13º andar), equipada com tecnologia acessível, que também pode ser utilizada para audiências que demandem intérprete.

Endereço do Fórum João Mendes Jr (TJSP)
Praça Dr. João Mendes, s/n - Liberdade, São Paulo - SP, 01501-900.
Mais informações: 
email: daps@tjsp.jus.br
 


pub