Comissões

25 de fevereiro de 2025 - terça

Presidentes de comissões da OAB SP são diplomados para o triênio 2025-2027

Encontro conduzido pela diretoria reforçou a importância do trabalho voluntário exercido pela advocacia e da governança institucional



A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realizou, na tarde da última segunda-feira (24), na sede da Secional, a cerimônia de diplomação dos novos presidentes das comissões temáticas para o triênio 2025-2027. O evento, conduzido pelo presidente da entidade, Leonardo Sica, e pela vice-presidente, Daniela Magalhães, reafirmou o papel essencial das comissões na defesa da advocacia e no fortalecimento da instituição.

Foram diplomados presidentes nomeados até agora para 91 comissões em atividade na gestão vigente. Visite o site da Ordem paulista e conheça as comissões.

Também integraram a mesa da solenidade o diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues, a secretária-geral Adriana Galvão, o secretário cultural e conselheiro secional da OAB SP, Afonso Paciléo, a conselheira secional e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Cláudia Bernasconi, a gerente do Departamento de Comunicação e Assessoria de Imprensa da OAB SP, Vanila Pontes, a gerente do Departamento da Secretaria das Comissões, Danilla Eda, e o gerente do Departamento da Secretaria Cultural, Everton Simon Zadikian.

Em sua fala, Leonardo Sica parabenizou os novos presidentes e ressaltou que as comissões desempenham um papel institucional fundamental. “São a voz e a representatividade da OAB SP em seus respectivos temas”, afirmou. Ele destacou a transparência no processo de composição das comissões, uma inovação mantida desde a gestão anterior, e incentivou a criação de critérios públicos para admissão de novos membros, garantindo inclusão e participação ativa dos advogados interessados.

Daniela Magalhães apresentou a estrutura da OAB SP e do Universo OAB SP, conceito que engloba todos os serviços e benefícios ofe

A vice-presidente, Daniela Magalhães.

recidos pela entidade. Ela também lançou dois desafios para a nova gestão das comissões: garantir que todos os eventos respeitem a paridade de gênero e a equidade racial. "Não é fácil, mas é nossa missão e obrigação ocuparmos esses espaços", afirmou.

Outro ponto destacado pela vice-presidente foi a importância da interiorização das comissões, garantindo maior participação e representatividade das subseções do interior junto à secional paulista. Para reforçar essa integração, anunciou que cada comissão terá um assento garantido p

ara um presidente de comissão correlata nas subseções do interior, promovendo uma gestão mais descentralizada e inclusiva. 

O diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues reforçou a importância do voluntariado dentro da OAB SP e apresentou um levantamento da gestão anterior, que estimou em R$ 200 milhões anuais o valor do trabalho voluntário dos advogados engajados na entidade. Ele também ressaltou a necessidade de criatividade na busca por parcerias e na execução de projetos.

A presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Cláudia Bernasconi, destacou a importância do trabalho coletivo entre as comissões e apresentou a estrutura da sua comissão, que inclui vice-presidências temáticas para diferentes áreas, como advocacia trabalhista, direitos das mulheres advogadas e diversidade sexual. Ela também enfatizou a existência de um telefone de plantão 24 horas para atender casos de violação de prerrogativas.

Afonso Paciléo, Danilla Eda, Vanila Pontes e Everton Zadikian explicaram o funcionamento de seus respectivos departamentos, reforçando o suporte oferecido aos presidentes das comissões para a realização de reuniões, eventos e demais atividades. Foi apresentado o manual do organizador de eventos, que está disponível no portal administrativo do Universo OAB SP, com diretrizes para padronização e aprimoramento dos eventos promovidos pela entidade, bem como para manuais com orientações voltadas à comunicação.

O encontro também abordou questões relacionadas à governança institucional, compliance e ao relacionamento das comissões com autoridades públicas. Foi enfatizado que todas as reuniões realizadas em nome da OAB SP devem ser comunicadas previamente à Secretaria de Comissões, com envio de pauta e participantes, garantindo alinhamento estratégico e transparência nas interações institucionais.

 


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